sábado, 28 de abril de 2012

EUCARISTIA: Fonte de Comunhão e Modelo de Vida Fraterna.


A Eucaristia é a Aliança da vida divina, da Graça e da Fé. Todo cristão vive da Eucaristia, toda a Igreja vive da Eucaristia. Jesus se faz presente de forma real, pessoal, substancial, em Corpo e Sangue, Alma e Divindade.
Jesus diz: “Desejei ardentemente comer esta Páscoa com vocês” (Lc 22,15). A Eucaristia é um mistério de fé que exige nossa confiança e credibilidade. Em Jo 6,22-29 Jesus diz claramente: “Eu Sou o pão da Vida... Ele insiste: “minha carne e verdadeiramente comida, meu sangue é verdadeiramente bebida... quem não come da minha carne e não bebe do meu sangue não tem a vida eterna”.
A Eucaristia, comporta três dimensões/realidades: Sacrifício da missa, alimento\comunhão e presença amiga no Sacrário. Vejamos:
  1. O Sacrifício da Missa recorda, reatualiza o maior ato de amor;
  2. A Eucaristia torna-se refeição para alimentar nossa Vida Nova e faz a COMUNHÃO nossa com Cristo e com os irmãos.
  3. A Eucaristia é “Presença amiga no Sacrário” à espera de nossas visitas, à espera de nossas conversas;
  4. A Eucaristia é uma celebração comunitária.
É importante lembrar que a missa tem duas mesas: a da Palavra e a do Pão. A Eucaristia é a Redenção exercida, tornando presente, reatualizando o Sacrifício da morte e ressurreição de Jesus. É o Sacrifício da Cruz renovado no altar, pelo qual Jesus oferece ao Pai, por nós, o louvor, a ação de graças, a reparação...
A comunhão, não é um “comer sozinho, mas juntos”: ação comunitária. A finalidade, o motivo profundo da Missa é receber o Cristo na Eucaristia para que a presença d’Ele transforme nossa vida numa vida cada vez mais cristã. A Eucaristia torna-nos outro Cristo, um sinal, um sacramento de Cristo no mundo, proclamando o Plano de Deus, a Fraternidade, a Justiça, e denunciando corajosamente tudo aquilo que se opõe a esse Plano.
Devemos dedicar um tempo de nossa vida para visitá-lo, para conversar, dialogar, bater um “papo”, adorá-lo e ouvi-lo. Enfim, a Eucaristia foi instituída por Jesus justamente para Ele poder estar conosco e reunir-nos ao redor de uma mesa, onde todos, como irmãos, vamos receber a comunhão, mesmo corpo de Cristo. Jesus impõe como condição para receber a comunhão: o amor fraterno, o perdão (Mt 5,23-24; 1 Cor 11,18-28). A Eucaristia deve ser vivida no dia a dia, no relacionamento com as pessoas.