quinta-feira, 16 de junho de 2011

A OBRA LUCANA


O estudo da obra lucana

1. OS 4 EVANGELHOS[1]

Os quatro evangelistas são: Mateus, Marcos, Lucas e João. Marcos e Lucas não fazem parte dos Doze Apóstolos. Conforme uma profecia de Ezequiel (1,4-10), os evangelistas são representados por símbolos ou figuras, da seguinte maneira:
  • Mateus é representado pela figura de um Homem, porque começou a escrever seu Evangelho dando a genealogia de Jesus.
  • Marcos é representado pela figura de um Leão, porque começou a narração de seu Evangelho no deserto, onde mora a fera.
  • Lucas é representado pelo Touro, porque começou o Evangelho falando do templo, onde eram imolados os bois.
  • João é representado pela Águia, por causa do elevado estilo de seu Evangelho, que fala da Divindade e do Mistério altíssimo do Filho de Deus.

1.1. EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO LUCAS

Lucas nasceu em Antioquia da Síria, de família pagã. Converteu-se por volta do ano 40. Estudou Medicina e estava bem colocado entre as pessoas cultas do mundo greco-romano. Pertenceu à segunda geração dos cristãos. Portanto, não foi discípulo direto de Jesus, mas de Paulo, de quem se fez grande amigo, alegrando-se e sofrendo com ele por causa do Evangelho.
Lucas escreveu o terceiro Evangelho, não como testemunha ocular, mas, conforme ele mesmo diz, escreveu "depois de ter diligentemente investigado tudo desde o princípio" (Lc 1, 3). Portanto, escreveu como historia­dor. Seu Evangelho foi redigido depois dos Evangelhos de Mateus e de Marcos. Talvez aí pelo ano 67. Lucas dirige-se especialmente aos cristãos de origem pagã, gregos e romanos. O objetivo de seu Evangelho é fortalecer os cristãos na fé.
É o evangelista que mais fala sobre o nascimento e a infância de Jesus. Certamente, entre as pessoas que consultou para escrever, está em primeiro lugar a Virgem Maria. Lucas usa uma linguagem clara e bonita, e dá um destaque especial quando fala da misericórdia de Deus, contando as parábolas da Ovelha, da Moeda e do Filho Pródigo.

1.2. Uma obra em dois volumes
            O Evangelho de Lucas é apenas a primeira parte de uma obra maior, cuja segunda parte são os Atos dos Apóstolos. É a obra lucana. A comunidade de Lucas lê a história da salvação em três etapas: tempo da promessa (AT), tempo do cumprimento (Evangelho de Lucas) e o tempo do testemunho (Atos dos Apóstolos). Na obra lucana, a Boa Notícia começa com o anúncio dos profetas de Israel (dos quais o último é João Batista), atinge sua plenitude com Jesus de Nazaré e é anunciada ao mundo todo pelo testemunho dos seguidores de Jesus. Por isso, para compreender bem o Evangelho de Lucas, é preciso entender os Atos... e vice-versa.

1.3. Quem era a comunidade de Lucas?
            A comunidade estava situada numa grande cidade da Ásia Menor, provavelmente Éfeso, onde Paulo teve muita influência (At 19). Era uma cidade portuária, donde saíam estradas para vários lugares importantes. O comércio era intenso. As diferenças sociais e econômicas eram muito grandes. Lá, Paulo encontrou uma comunidade de seguidores de João Batista (at 19,1-4). De fato, João é mais lembrado no Evangelho de Lucas do que nos outros (em Lc 1,5-80; 3,1-20; 5,33; 7,18-35 e 9,7-9). Na comunidade havia judeus e gregos, homens e mulheres, ricos e pobres. Naquela época, os preconceitos eram muito fortes. Um judeu não podia sentar na mesma mesa com um estrangeiro. Um homem e uma mulher que não fossem da mesma família não podiam conversar. Ricos se consideravam superiores aos pobres... não era fácil lidar com as lideranças.

1.4. Ricos e pobres: como formar comunidades?
            A maior dificuldade estava na convivência entre ricos e pobres. Os escravos sofriam com a miséria e as humilhações. Nas grandes cidades havia pobreza e prostituição. Uns poucos ganhavam muito dinheiro com o comércio e com o trabalho alheio. Havia a prática da usura (emprestar dinheiro a juros), na qual os pobres sempre acabavam perdendo (Lc 6,34-35; 19,22-24). O Evangelho está cheio de textos que chamam à solidariedade (Lc 3,11; 6,34-35;9,13; 10,30-37 e outros). Os Atos, por outro lado, mostram como os primeiros discípulos se esforçavam para que nada faltasse a ninguém (At 2,44-45; 11,29).

1.5. Esquema da obra de Lucas?
            Para facilitar a compreensão da obra de Lucas, apresentamos o seguinte esquema:
  • A esperança do povo e o surgimento do novo: João e Jesus (Lc 1-2);
  • O ministério de Jesus na Galiléia (Lc 3,1-9,50);
  • A viagem de Jesus para Jerusalém (Lc 9,51-19,28);
  • Jesus em Jerusalém: paixão, ressurreição e ascensão (Lc 19,29-24,52; At 1,1-11);
  • A primeira comunidade em Jerusalém (Lc 1,12-7,60);
  • O testemunho aos não-judeus (At 8-15);
  • As viagens de Paulo (At 16-20);
  • O processo contra Paulo em Jerusalém e Roma (At 21-28).
 1.6. Chaves para Lucas e Atos
  1. A salvação é para todos os povos: Diferente do que muitos discípulos de Jesus pensavam, a Boa Notícia não era direcionada apenas aos judeus (Lc 13,29; At 13,47). Todos os povos da terra são chamados por Jesus, no Espírito Santo, a participar do Reino de Deus;
  2. ... Mas o Reino é dos Pobres! Os pobres são os preferidos de Deus. A comunidade é convidada a fazer a partilha dos bens e a ensinar a sociedade toda a fazer o mesmo (Lc 14,12-14; At 4,32). Ela denuncia as estruturas que provocam a exclusão de muitos. Não engole as injustiças. Para a comunidade de Lucas, o Reino de Deus pertence aos pobres. E os ricos? Que aprendam a serem solidários, como Zaqueu, ou... (Lc 1,46-55; 6,20-26);
  3. Testemunhas da Boa Notícia: O evangelho mostra Jesus saindo da Galiléia, no interior, e indo para Jerusalém, a capital. Dali, os discípulos se espalham pelo mundo, anunciando a todos os povos a Boa Notícia. Para a comunidade de Lucas, Deus se revela na periferia! Os pequeninos da Galiléia são chamados a dar testemunho diante dos poderosos (Roma e Jerusalém). Seguir Jesus é testemunhar sua Palavra. É ser capaz de ir ao encontro de todos os povos, para que todos possam participar o Reino (Lc 12,3.8; At 1,8);
  4. A força do Espírito: O Espírito Santo está presente do começo ao fim: vem sobre Maria para fazer, dessa mulher do povo, a mãe do Salvador (Lc 1,35); enche Isabel de alegria, quando esta vê sua esperança se realizar numa criança ainda não nascida (Lc 1,41); mostra a Simeão o sentido da nova história que está surgindo nos braços de Maria (Lc 2,25-26); está por trás da ação de Jesus o tempo todo, animando-o e fortalecendo-o (Lc 3,22; 4,1.14; 10,21); envia Jesus a anunciar o Reino aos pobres (Lc 4,18); está presente em todo o processo da evangelização (At 1,8; 2; 10,44-48); impulsiona os discípulos a testemunhar a testemunha a Palavra diante de todos os povos (At 8,4; 8,29.39; 10,19; 13,2). O Espírito Santo está presente nos preparativos, na realização do trabalho de Jesus e no testemunho dos discípulos, até o fim dos tempos! Ele empurra a comunidade a assumir novos desafios e a romper com as regras que conduzem à morte;
  5. O perdão e a acolhida gratuita: A comunidade de Lucas se preocupava com a acolhida aos pecadores. O coração do Evangelho, o capítulo 15, é totalmente dedicado à atenção que se deve ter com eles.
1.7. Maria, a mãe de Jesus
            A comunidade de Lucas amava muito a mãe de Jesus. Ela é o melhor modelo para os discípulos: confiou em Deus e colaborou com ele (Lc 1,38); alegrou-se com a salvação trazida aos pobres e com a justiça do Reino de Deus (Lc 1,47.51-53); manteve firme sua esperança mesmo no abandono, na dor e na dúvida (Lc 2,7.34-35.52); em Pentecostes, estava com os discípulos e foi enviada, como eles, a testemunhar a Palavra (At 1,14). Jesus é homem e Deus. Sem a atuação do Espírito Santo e sem o “sim” de Maria, não existiria entre nós.



[1] cf. Formação Interativa com Catequistas. Ano I, nn.20-23. Remessas 5 e 6.

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