terça-feira, 14 de maio de 2013

ESPIRITUALIDADE DO ECC: A LIÇÃO DE HUMILDADE E DE SERVIÇO AO PRÓXIMO (Jo 13,12-17)




“Eu vos dei o exemplo para que façais a mesma coisa...” (Jo 13,15).


Acolhida e motivação

Animador: Em nome da Trindade Santa, que nos amou e nos chamou por primeiro e nos envia em missão, cantemos:

Em nome do Pai,/ em nome do Filho,/ em nome do Espírito Santo,/ estamos aqui./ Para louvar e agradecer,/ bendizer e adorar,/ te aclamar,/ Deus trino de amor.

Animador: Na leitura do lava-pés, na última Ceia, Jesus profetiza a sua própria missão e convida-nos a imitá-Lo na doação e no serviço como expressão do amor e da misericórdia divina.

Todos: Ensinai-nos, Senhor, a vivermos a nossa missão na fidelidade ao Evangelho.

Texto Bíblico (Jo 13,12-17)

Animador: Ouçamos, com atenção, o Evangelho de João (13,12-17), onde Jesus nos revela para qual missão foi enviado. O encargo recebido do Pai é o de manifestar e comunicar a todos os homens e mulheres o desígnio da salvação, na humildade, no serviço e na doação.

Todos: Senhor, dai-nos um espírito missionário, para comunicarmos a vossa vida aos nossos irmãos e irmãs.


Todos: O Espírito do Ressuscitado nos convida a estar disponíveis e a serviço de todos como expressão de doação e entrega amorosa.

Leitor 2: 16 Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. 17 Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática”.

Todos: Hoje somos nós que devemos colocar em prática estes ensinamentos servindo a Deus no próximo, com humildade e simplicidade.
Breve pausa para meditação

Meditação e partilha

Animador: A missão de Jesus é a mesma da Igreja, já que ele confiou à ela a missão de evangelizar todos os povos, promover a fé e a vida. Como estamos proclamando a nossa fé? Somos sensíveis aos pobres, doentes, encarcerados e oprimidos? Buscamos viver a nossa missão na nossa casa, no nosso trabalho e na nossa comunidade? Podemos ser Igreja sem nos comprometermos com a missão de Jesus e com os irmãos e irmãs marginalizados? Para fazer o quê, concretamente, somos chamados e chamadas?
Momento de partilha.

Conclusão

Animador: Vamos rezar, a Deus Pai, esta prece, que nos convida a criar em nós um verdadeiro espírito para a missão.

Todos: Senhor, nosso Deus, o vosso Filho nos revelou o verdadeiro sentido da missão. No Espírito somos convocados a proclamar a liberdade, através do serviço missionário, ao qual somos chamados. Pedimo-vos, pois, que continue a semear em nossos corações o desejo de servir. Chamai-nos a cada dia para a missão. Amém!

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.


Canto final

Nenhum comentário:

Postar um comentário